“O importante não é dominar a Natureza, para muito provavelmente destruí-la a posteriori. O que importa é sermos capazes de nos associarmos a ela para a conservar em todas as sua potencialidades e, assim, a podermos legar às gerações futuras”.
(René Dumont)
Algumas Propostas e sugestões de medidas para mitigação das atividades de mineração com base no Plano de Controle Ambiental e de Recuperação de Áreas Degradas elaborado pela empresa GEOMAC – GEOLOGIA MINERAÇÃO MEIO AMBIENTE, com o objetivo de atenuar e compensar os impactos ambientais condicionados à extração de bens minerais (pedras britadas) realizados BRITACET – BRITA COMERCIO E TRANSPORTE LTDA no Morro da Monguba, nos municípios de Maracanaú e Pacatuba, Estado do Ceará, com Licença Ambiental expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), contarão com ajuda e experiência da Fundação Mata Atlântica Cearense (FMAC).
Este trabalho é uma parceria composto por um conjunto de proposições para a consolidação de importantes medidas mitigadoras e reabilitadoras dos impactos ambientais, algumas já existentes e outras que deverão ser implantadas na empresa, de modo a combinar a extração planejada e ordenada do minério, com o plano de minimização dos impactos ambientais negativos desta atividade, em consonância com a evolução da mineração no Brasil, que desde os anos 90, do século XX, vem desenvolvendo em suas práticas o desafio de enfrentar, à luz do paradigma da sustentabilidade, a busca do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
A Proposta de parceria nas medidas para Mitigação das Atividades de Mineração da Empresa BRITACET compreende cinco tópicos básicos, conforme descrito abaixo.
Divulgação na mídia da parceria sempre que houver oportunidade.
Atuar de forma segura e rentável com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da construção civil, fornecendo produtos e serviços adequados ás necessidades dos seus clientes.
Sítio Olho D´Água do Pitaguary :: CEP: 61.908-110